quarta-feira, 8 de junho de 2011

Meio Ambiente e Qualidade de vida

Uma das frases mais conhecidas quando nos referimos ao meio ambiente é o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, reportando que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras e presentes gerações”. Entretanto, quando falamos em qualidade de vida, podemos pensar em uma escala muito mais restrita e nem tanto generalista.
O conceito de qualidade de vida varia muito de uma pessoa para outra, enquanto que para alguns, mais vale ter uma vida de qualidade, para outros, é realmente importante atribuir qualidade às ações de sua vida. Hoje em dia, o intenso corre-corre com as inúmeras obrigações diárias pode contribuir para que nossa vida perca muito em qualidade. Sem dúvida o ambiente em que vivemos exerce uma forte influência em nossa vida, seja o ambiente de trabalho, o familiar ou o de lazer
Existem algumas dicas simples que podem contribuir para atribuir qualidade à nossa vida, entre as quais: praticar mais o hábito de ler, modificar o seu trajeto do trabalho para casa, aprender um novo idioma, beber muita água, praticar esportes e intensificar o contato com o ambiente natural, entre outras.
O turismo também é considerado uma excelente atividade que pode contribuir significativamente para a qualidade de vida. Entre as práticas turísticas que mais têm despertado o interesse dos praticantes está o turismo ecológico, que contribui significativamente para o desenvolvimento do sentimento conhecido como “espiritualidade ecológica”, fazendo com que nos sintamos parte do meio ambiente.
Sem dúvida, alternativas não faltam para atribuir mais qualidade à nossa vida e a escolha de fazê-lo cabe à cada um de nós. Manter-se ativo, com qualidade, além de estimular a nossa criatividade e intuição, aumenta a longevidade e melhora significativamente nosso contato com o próximo, além de proporcionar o autoconhecimento.
Carlos Rodrigo Lehn, Biólogo, Msc. Biologia Vegetal/UFMS, Tutor EAD Portal Educação
Lis Damasceno de Oliveira, Turismóloga, Msc. Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional/UNIDERP, Tutora EAD Portal Educação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário