sexta-feira, 3 de junho de 2011

Homilia Dominical

ASCENSÃO DSENHOR Queridos irmãos, que a graça do Ressuscitado esteja presente em vossos corações. A liturgia deste domingo nos apresenta a partida do Filho amado para junto do Pai. O episódio da Ascensão de Jesus Cristo, diz que não adianta ficarmos observando ou contemplando sua partida, mas que nos preparemos para sua volta gloriosa. Esta é a missão dos discípulos, da Igreja como continuadora da sua missão neste mundo – anunciar o Reino de Deus e sua justiça. Assim sendo, o anúncio do Evangelho deve ser acompanhado pela prática da justiça, jamais deve o missionário compactuar ou calar diante de práticas injustas e discriminadoras.

Esse Jesus que subiu ao céu, depois de sua paixão passou quarenta dias instruindo os discípulos pelo Espírito Santo. Apareceu a Maria Madelena no sepulcro, comeu com seus discípulos a beira do mar da Galiléia e a Tomé com os outros para fortalecer a sua fé. Antes de sua partida deu-lhes uma ordem, não saiam de Jerusalém até que recebam o e Espirito Santo prometido pelo Pai. Ele vos dará forças e vocês serão minhas testemunhas por toda a terra.

A narrativa de Mateus sobre a Ascensão de Jesus Cristo difere dos demais evangelistas, pois supõe que o ressuscitado já estava à direita do Pai (cf Mt 26,64). E através de uma aparição na Galiléia transmite seus poderes aos discípulos que deverão ser os continuadores de sua missão (cf Mt 18,20), lhes garantindo presença constante até o fim dos tempos. Por isso, eles devem batizar em nome Pai, do Filho e do Espírito Santo, pois quem vos deu esta ordem é o Filho de Deus que recebera do Pai toda autoridade sobre o céu e a terra (Mt 28,18).

O Apóstolo Paulo em meio a comunidade de Éfeso, apresenta-lhes como Deus se mostrou através de Jesus Cristo. Ressuscitou dentre os mortes e o fez cabeça de um novo povo, a Igreja, ou seja, aqueles que depositam Nele sua fé. Por isso, implora que os irmãos desta comunidade nascente receba a graça de Deus em suas vidas e se tornem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo que os judeus mataram mas que ressuscitou e está vivo no meio de nós.

Com a ascensão de Jesus Cristo e o testemunho dos seus discípulos, podemos dizer que este homem é o Filho amado de Deus que habita no nosso meio? Acreditamos realmente Nele? As nossas atitudes e ações são de pessoas que têm fé? A nossa comunidade deixa-se guiar pelo Espírito de Deus derramado por Jesus?

Em suas orações particulares e comunitária não deixem de se interrogar com esses questionamentos, pois eles são luzes que provém do ressuscitado para reacender a chama do Espírito Santo que muitas vezes se encontra quase apagada com as inúmeras tarefas que realizamos ao longo do dia e que muitas vezes não dispomos de tempo para Deus, ou não permitimos que Ele faça parte de nosso dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário