Pastorais



 Este espaço estará disponível para interagirmos sobre o caminhar de nossas pastorais em busca de evangelizar continuamente o Povo de Deus.

A Comunidade de Fé: pedra de apoio ou pedra de tropeço? Mt 16,21-27

1.Situando
Estamos na parte narrativa entre o Sermão das Parábolas (Mt 13) e o Sermão da Comunidade (Mt 18). Geralmente, nestas partes narrativas que ligam entre si os cinco sermões, Mateus costuma seguir a sequência do Evangelho de Marcos. De vez em quando, cita outras informações, também conhecidas por Lucas. E aqui e acolá, traz textos que só aparecem no Evangelho de Mateus, como é o caso da conversa entre Jesus e Pedro do texto de hoje. Este texto recebe interpretações diversas e até opostas nas várias igrejas cristãs. 
Naquele tempo, as comunidades cultivavam uma ligação afetiva muito forte com as lideranças que tinham dado origem à comunidade. Por exemplo, as comunidades de Antioquia na Síria cultivavam a sua ligação com a pessoa de Pedro. As da Grécia, com a pessoa de Paulo. Algumas comunidades da Ásia, com a pessoa do Discípulo Amado e outras com a pessoa de João do Apocalipse. Uma identificação com estes líderes da sua origem ajudava as comunidades a cultivar melhor a sua identidade e espiritualidade. Mas também podia ser motivo de briga, como no caso da comunidade de Corinto (1Cor 1, 11-12). 

2. Comentando
1. Mateus 16,13-16: As opiniões do povo e dos discípulos a respeito de Jesus - Jesus faz um levantamento da opinião do povo a respeito da sua pessoa. As respostas são variadas. João Batista, Elias, Jeremiass, algum dos profetas. Quando pergunta pela opinião dos discípulos, Pedro se torna porta-voz e diz: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!" A resposta não é nova. Anteriormente, os discípulos já tinham dito a mesma coisa (Mt 14,33). No Evangelho de João, a mesma profissão de fé é feita por Marta (Jo 11,27). Ela significa que em Jesus se realizam as profecias do Antigo Testamento.
2. Mateus 16,17: A resposta de Jesus a Pedro: "Feliz você Pedro!" - Jesus proclama Pedro "Feliz!", porque recebeu uma revelação do Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente, Jesus tinha louvado o Pai por ele ter revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios (Mt 11,25-27) e tinham feito a mesma proclamação de felicidade aos discípulos por estarem vendo e ouvindo coisas que antes ninguém conhecia (Mt 13,16).
3. Mateus 16,18-20: As atribuições de Pedro: ser pedra e tomar conta das chaves do Reino -
1) Ser pedra: Pedro deve ser pedra, isto é, deve ser fundamento firme para a Igreja a ponto de ele poder resistir contras as portas do inferno. Com estas palavras de Jesus a Pedro, Mateus anima as comunidades perseguidas da Síria e da Palestina que viam em Pedro a liderança marcante da sua origem.  Apesar de fraca e perseguida, a comunidade tem fundamento da fé evoca a Palavra de Deus ao povo no exílio: "Vocês que buscam a Deus e procuram a justiça, olhem para a rocha (pedra) de onde foram talhados, olhem para a pedreira de onde foram extraídos. Olhem para Abraão seu pai e para Sara sua mãe. Quando os chamei, eles eram um só, mas se multiplicaram por causa de minha bênção" (Is 51,1-2). Indica um novo começo do povo de Deus.
2) As chaves do Reino: Pedro recebe as chaves do Reino. O mesmo poder de ligar e desligar é dado às comunidades (Mt 18,18) e aos outros discípulos (Jo 20,23). Um dos pontos em que o Evangelho de Mateus mais insiste é a reconciliação e o perdão. É uma das tarefas mais importantes dos coordenadores e coordenadoras das comunidades. Imitando Pedro, devem ligar e desligar, isto é, fazer com que haja reconciliação, aceitação mútua, construção da fraternidade. 
4. Mateus 16,21-22: Jesus contempla o que faltava na resposta de Pedro, e este reage Jesus diz: "É necessário que o Messias sofra e seja morto em Jerusalém". Dizendo que é "necessário", ele indica que o sofrimento estava previsto nas profecias. Não só o triunfo da glória, mas também o caminho da cruz. Se os discípulos aceitam Jesus como Messias e Filho de Deus, devem aceitá-lo também como o Messias Servo que vai ser morto. Mas Pedro não aceita a correção de Jesus e procura dissuadi-lo.
5. Mateus 16,23: A resposta de Jesus a Pedro: pedra de tropeço - A resposta de Jesus é surpreendente: "Afaste-se de mim, Satanás! Você me serve de  pedra de tropeço! Você não pensa as coisas de Deus, mas sim as dos homens!" Novamente aparece a expressão pedra, mas agora em sentido oposto. Pedro ora é pedra de apoio, ora é pedra de tropeço! Assim eram as comunidades da época de Mateus, marcadas pela ambiguidade.

3. Alargando
1. Igreja Assembleia
A palavra Igreja, em grego eklésia, aparece 105 vezes no NT, quase exclusivamente nos Atos do Apóstolos e nas Cartas. Nos Evangelhos aparece três vezes, só em Mateus. A palavra significa literalmente "convocada" ou "escolhida". Ela indica o povo que se reúne convocado pela Palavra de Deus e procura viver a mensagem do Reino que Jesus trouxe. A Igreja ou a comunidade não é o Reino, mas sim um instrumento e uma amostra do Reino. O Reino é maior. Na Igreja, na comunidade deve ou deveria aparecer aos olhos de todos aquilo que acontece quando um grupo humano deixa Deus reinar e tomar conta de suas vidas.
2. Pedro, Pedra
Jesus deu a Simão o apelido de Pedra (Pedro). Pedro era fraco na fé, duvidou, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não entendia o que Jesus falava. Ele era como os pequenos que Jesus proclamou felizes. Pedro era apenas um dos doze e deles se fazia porta-voz. Mais tarde, depois da morte e ressurreição de Jesus, a sua figura cresceu e se tornou símbolo da comunidade.





O Ministério da Acolhida tem a função de receber bem e ir ao encontro das pessoas, com o objetivo de integrá-las na celebração, na paróquia para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, através de uma vivência de comunhão e participação, em vista da missão.
Se as pessoas ao chegarem na porta da Igreja, não encontrarem ninguém para acolhê-las, na comunidade, estará faltando algo muito especial: O AMOR. O ministro da acolhida tem a responsabilidade de ser a primeira pessoa da comunidade a transmitir as pessoas o amor do Senhor. Seja através de um sorriso, de um olhar, de um abraço ou acomodando e direcionando as pessoas a um lugar para sentar, enfim cada um com seu jeitinho, com seu carisma tem muita importância.