segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Positivismo de Comte


O Positivismo de Comte é a corrente filosófica que promove e estrutura o último estágio de desenvolvimento que a humanidade teria atingido, de acordo com sua teoria. Comte usa o termo filosofia tal como Aristóteles, i.e., como definição do sistema geral de conhecimento humano. Descarta conhecimentos que não possam ser comprovados experimentalmente. Compreende não apenas uma teoria da ciência, mas também uma concepção de história e proposta de reforma da sociedade e da religião. Positivismo em sentido amplo designa teoria que exclua toda e qualquer negação e afirme apenas o idêntico.
O termo positivo é usado significando real, por oposição ao quimérico, o útil em oposição ao ocioso. Significa também o contrário de negativo e indica tendência de substituir o absoluto pelo relativo.
A Lei dos Três Estados è Comte afirma ter descoberto uma grande lei fundamental segundo a qual o espírito dos indivíduos (e da humanidade, e das ciências) atravessa um estado teológico (em que se acredita-se que fenômenos são obra de agentes sobrenaturais), um estado metafísico (em que agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas) e um estado positivo (em que se limita a expor fenômenos e suas inter-relações) . É somente no terceiro estado que se realiza o verdadeiro espírito científico ou positivo, que se atém à observação dos fatos, à racionalização sobre eles, e à busca de suas leis (suas relações invariáveis).
Comte afirma que o espírito positivo está tão afastado do empirismo (que é uma “estéril acumulação de fatos) quanto do misticismo. Somente existe ciência quando se conhecem os fenômenos por suas relações constantes de concomitância e sucessão (i.e., suas leis), acarretando possibilidade de previsão racional.
Comte afirma que o conhecimento é incompleto e relativo, em oposição às propostas metafísicas do absoluto.
Ciência é a forma de conhecimento que: (a) tem certeza sensível de observação sistemática e certeza metódica de acesso aos dados fenômenos estudados; (b) relaciona fenômenos a princípios; (c) busca relações de concomitância e sucessão entre fenômenos,i.e., busca suas leis. O fim da Filosofia é a organização das ciências.
Critérios de Classificação das Ciências è (a) ordem cronológica de seu aparecimento; (b) complexidade crescente de cada uma das ciências; (c) generalidade decrescente; (d) dependência mútua entre estudos científicos.
Ciências em Estado Positivo è Astronomia; Física; Química; Filosofia; Sociologia (Física Social).
Quanto mais simples é uma ciência, mais rápido entra no estado positivo.
Sociologia ou Física Social é a mais importante das ciências. Constitui o resumo e o coroamento das demais que a precedem. Significa o ponto de partida da moral, política e da religião.
Moral, Política e Religião Positivas: (a) estática social, estuda a harmonia das condições de existência e estabelece a ordem social; (b) dinâmica social, estuda o desenvolvimento ordenado da sociedade e estabelece as leis do progresso.
É com Ordem e Progresso que Comte procura superar as duas principais correntes políticas de seu tempo. A corrente conservadora argumentava que os problemas existentes na sociedade emanavam da destruição da ordem anterior (ordem medieval, aristocrática). A corrente progressista achava que os problemas eram originados pela não ruptura total com a ordem anterior. Comte afirma que sem ordem não há progresso, que é o desenvolvimento da própria ordem. Há complementaridade entre ordem e progresso, visando restaurar a unidade social. Idéia-chave “amor por princípio, ordem por base, progresso por fim”.
A Moral de Comte é geralmente conhecida por suas teses mais populares: altruísmo (viver para outrem), ou negação dos direitos em favor dos deveres, ou a crítica à liberdade de consciência. A moral deveria despertar nos súditos sentimentos de obediência e sujeição, e nos governantes, responsabilidade no exercício da autoridade. Os ricos deveriam administrar perfeitamente seus bens, e os pobres deveriam satisfazer-se com sua posição social. Nem a economia, nem a política poderiam ser vistas separadamente da moral.
Religião da Humanidade como Grande Ser consiste em ordenar cada natureza individual e religar todas as individualidades. Prega a comunhão de todos os homens no tempo e no espaço. Influenciada pelos sacramentos católico-romanos, com culto à mulher, centralização em Paris, formulação de novo calendário. O calendário positivista inclui dias santos para “louvar” pensadores como Descartes.
Heranças do Positivismo atualmente è desprezo pela metafísica; valorização do fato, da experiência e da prova; confiança sem reservas na ciência; forma “científica” aos estudos sociais; sociedade prevista e controlada em todos os níveis.
Correntes Positivistas è Ortodoxa é minoritária e adota a parte religiosa. Heterodoxa é a majoritária, adota apenas parte filosófico-política.
Positivismo no Brasil è participação na Proclamação da República (1889) e Constituição de 1891, mote “Ordem e Progresso” na bandeira. Separação da Igreja e do Estado, decreto de feriados, casamento civil, exercício das liberdades religiosa e profissional, fim do anonimato da imprensa, reforma educacional (proposta por Benjamin Constant).
Ponto Fraco da Teoria Científica de Comte è desconsidera procedimentos hipotéticos e dedutivos, portanto sua metodologia torna-se fraca.
Fontes :
O Positivismo de Comte, da Prof. Maria Célia Simon (Filosofia, Universidade Santa Úrsula).
Ordem e Progresso, do Prof. Rafael Augustus Sega.
Leia atentamente o conteúdo sobre o Positivismo de Augusto Comte e apresente sua compreensão fazendo um comentário de no minimo 10 linhas.

25 comentários:

  1. O Positivismo é, portanto, uma filosofia determinista que declara, de um lado, o experimentalismo sistemático e, de outro, considera não científico todo estudo das causas finais, admitindo que o espírito humano só é capaz de atingir verdades positivas ou de ordem experimental, e que, não resolve questões metafísicas, não verificadas pela observação e pela experiência.
    O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
    Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
    renata lemos n°32
    manutençao automotiva 2b

    ResponderExcluir
  2. o positivismo é uma designação da doutrina criada por comte fundada na estrema valorização do método cientifico das ciência positiva baseada no fato da experiência e na recusa das discursoẽs metafisica.a lei dos três estados é o estagio que representa o ponto de partida da inteligencia do mundo são vistos como produzido por seu sobre natural.com base nessas leis o ser humano torna capaz de prever os fenômenos naturais podendo agir sobre a realidade .ver para prever é o lema da ciência positiva.enfim o mundo esta ligado a natureza de certa forma.
    Samira Gomes nº 35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o positivismo é uma designação da doutrina criada por comte fundada na estrema valorização do método cientifico das ciência positiva baseada no fato da experiência e na recusa das discursoẽs metafisica.a lei dos três estados é o estagio que representa o ponto de partida da inteligencia do mundo são vistos como produzido por seu sobre natural.com base nessas leis o ser humano torna capaz de prever os fenômenos naturais podendo agir sobre a realidade .ver para prever é o lema da ciência positiva.enfim o mundo esta ligado a natureza de certa forma.Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente.Os positivistas acreditam que a ciência é cumulativa,para todas as pessoas.
      Samira Gomes nº 35
      manutenção "2B"

      Excluir
  3. O positivismo é um ramo da sociologia, que foi criado pelo francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando a razão,ateologia e a metafísica.
    Os positivistas excluíram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Para Comte, o método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação.
    Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.

    Nome:Jessé de Lima Uchôa N°19
    Turma:Manutenção Automotiva 2B

    ResponderExcluir
  4. O Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política onde as idéias de percepção humanas são baseadas na observação, deixando de lado teorias da Teologia e outras ciências.Comte dizia que as ciências que são positivistas são a Matemática, Física, Astronomia, Química, Biologia e Sociologia.Os positivistas acreditam que a ciência é cumulativa não interessando em qual cultura surgiu.A frase na bandeira brasileira (Ordem e Progreço) é baseada no lema de Comte sobre o positivismo, ou seja, o Positivismo associa uma interpretação das ciências e uma classificação do conhecimento a uma ética humana, desenvolvida por Comte. By:Mayra Thamires. Manutenção Automotiva 2b

    ResponderExcluir
  5. Por Antonio Lucas Automotiva “B”
    O positivismo é, segundo Auguste Comte, uma teoria que nos apresenta um estado maior de desenvolvimento humano, onde o homem não tem interesse por algo que não possa ser comprovados experimentalmente.
    Comte, em seus estudos destacou a passagem do homem por três estados, um que o homem acredita que os fenômenos são sobrenaturais (teológico), um estado que essas forças sobrenaturais são substituídas pelas forças abstratas (metafísico) e estado que se limita a expor comentários e suas inter-relações (positivo). Somente no último é evidenciado o espírito científico.
    Consagra a ciência como melhor forma de conhecimento, mostra algumas ciências e afirma que quanto mais simples é a ciência mais rápido ela entra em estado positivo e diz que a sociologia é a mais importante além de falar sobre moral, política e religião de forma que essas atinjam os padrões positivos.
    Sabe-se que o positivismo deixou algumas influências na atualidade, como o desprezo pela metafísica; valorização do fato, da experiência e da prova; confiança sem reservas na ciência; forma “científica” aos estudos sociais; sociedade prevista e controlada em todos os níveis.
    É importante ressaltar a participação na Proclamação da República (1889) e Constituição de 1891, “Ordem e Progresso” na bandeira. Separação da Igreja e do Estado, decreto de feriados, casamento civil, exercício das liberdades religiosa e profissional e etc.

    ResponderExcluir
  6. Por Miguel Mendes Automotiva “B”
    Para Comte o homem passa por três estágios na vida: estado teológico, estado metafísico e estado positivo – a lei dos três estados. No estado teológico ou fictício a explicação dos fatos decorre de vontades análogas à nossa (a tempestade, por exemplo, será explicada por um capricho da natureza do dos ventos). Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e posteriormente ao monoteísmo. No estado metafísico o homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza. Já no estado positivo, contenta-se em descrever fatos, não procurando muitas explicações. Baseia-se nas leis positivas da natureza que nos permite, quando um fenômeno é dado, prever o próximo fenômeno e eventualmente agindo sobre o primeiro transformar o segundo. Para Comte, a lei dos três estados não é somente verdadeira para a história da nossa espécie, ela é também para o desenvolvimento de cada indivíduo: A criança dá explicações teológicas ao mundo, o adolescente é metafísico, ao passo que o adulto chega a uma concepção positivista das coisas.


    ResponderExcluir
  7. Pode-se pensar no Positivismo como um modo de elevar a sociedade a um novo status como, por exemplo, o entendimento claro da sociedade e dos poderes que a movem como por exemplo a religião. O positivismo valorizava o metodo cientifico e se baseia no fato da experimentação e na recusa das discussões da metafisica. Podemos dizer que a lei dos 3 estados mostra um rumo que é tomado pela inteligencia humana, o primeiro estagio diz respeito ao teologico ou seja a crença em Deus, o segundo as forças naturais e o terceiro onde se aplicam os conhecimentos gerais conseguidos atraves da experimentação, ou seja se alcança o estado positivo. O conhecimento é incompleto ou seja precisamos sempre desenvolve-lo e adicionar novos elementos para que nos tornemos mais "elevados" em termos de conhecimento social.

    Nome: Ana Táfila Nunes Maciel Nº: 02
    Turma: Manutenção Automotiva B - 2º ano

    ResponderExcluir
  8. Positivismo foi uma corrente filosófica, onde as idéias de percepção humanas são baseadas na observação, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem. Segundo Comte as ciências consideradas positivistas são: física, matemática, química, biologia, sociologia e astronomia. O positivismo foi criado pelo francês Auguste Comte 1798-1857. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade que o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal.O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso” segindo a frase "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim". O positivismo teveo grande aceitação na Europa e também em outros países, como o Brasil.
    Rutchelo da Silva Viana nº 34
    Manutenção Automotiva "2B"

    ResponderExcluir
  9. O positivismo criado por Comte é uma teoria que descarta todo tipo de conhecimento que não seja experimental. A partir dessa linha de raciocínio, Comte desenvolveu a Lei dos Três Estados onde o indivíduo teria que passar por três estados de espírito, são eles o estado teológico, o estado metafísico e o estado positivo. Acredita-se que no estado teológico os fenômenos são obras de agentes sobrenaturais, no estado metafísico os agentes sobrenaturais são substituídos por seres ou forças sobrenaturais, e depois o estado positivo em que se limita a expor fenômenos e suas inter-relações. O único estado que se realiza o espírito científico é o de estado positivo, em sua tese Comte também afirma que o estado positivo está distante do empirismo, ou seja, descarta a ideia das experiências. As correntes positivistas se disseminaram, um exemplo são as correntes Ortodoxa e Heterodoxa. A concepção desse filósofo sobre ciência e seus critérios sobre o positivismo e a moral deixaram várias heranças na atualidade como a valorização dos fatos, da prova e da experiência.

    ResponderExcluir
  10. Hélio Félix
    O desenvolvimento do pensamento humano é algo bastante incrível. Comte propôs, através do Positivismo, nada mais do que uma nova ideia; um novo jeito de ver o mundo e de expôr as ideias que cada pessoa tem em relação ao ambiente social que vive. Interessante também o fato do pensamento contemporâneo não se desligar de modo algum da ciência. Sabemos hoje que as ciências ainda são exacerbadamente utilizadas para desenvolver pesquisas, trabalhos e etc. Uma delas, nos proporciona a cada dia que se passa uma visão mais ampla e minuciosa sobre o mundo, que é a Sociologia (Física Social). A Sociologia trabalha com temas ligados a humanidade como: política, ética, religião, o desenvolvimento racional. A Filosofia também, que nos ajudam a ver como os filósofos desenvolveram seus pensamentos ao longo do tempo e que argumentos eles utilizaram para todo esse desenvolvimento. Então, vemos que o Positivismo de Comte pode influenciar a sociedade em relação a afirmar o idêntico, aquilo que tem fundamento e pode ser comprovado, sendo que tudo aquilo que não é verdadeiro e que não tem fundamentos é descartado, pois não é considerado verdadeiro. Curioso é que Comte avaliava uma reforma social e pregava o tema que está destacado na nossa bandeira nacional: ORDEM E PROGRESSO! Sem ordem, nunca se chegará a um progresso!
    Hélio Felix nº14
    manutençao automotiva 2b

    ResponderExcluir
  11. O positivismo foi uma corrente filosófica que teve com o iniciador principal Auguste Comte , no século XIX. Apareceu como reação ao idealismo, se opondo a razão, e da experiência sensível. Propõe a ideia de uma ciência sem teologia ou metafísica, baseada apenas no mundo físico. É uma doutrina que sugere a observação científica da realidade. Comte acreditava que poderia analisar a vida social e dividir em estágios em busca das melhorias da evolução. Então criou a lei dos três estados, Critérios de Classificação das Ciências, Ciências em Estado Positivo, Sociologia ou Física Social, Moral, Política e Religião Positivas, A Moral de Comte, Religião da Humanidade, Heranças do Positivismo atualmente, Correntes Positivistas, Positivismo no Brasil e Ponto Fraco da Teoria Científica de Comte.

    Maria Ismar Mateus N° 28

    ResponderExcluir
  12. Foi uma corrente filosófica desenvolvida por Comte, que tinha como base a observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação.A lei dos três estados desenvolvida por esse filósofo, afirmava ser o ponto de partida do conhecimento humano,portanto se o ser humano tiver o pleno conhecimento sobre ela, ele se torna capaz de agir sobre os fenômenos e podendo ter um pouco de controle sobre a realidade. A matemática, a física, química, biologia e sociologia, eram ciências positivistas de acordo com o filósofo. E também é bastante interessante a frase dita por ele ´´ ORDEM E PROGRESSO``, realmente é necessário essa afirmação feita por Comte, pois com ela temos uma base para os fenômenos políticos, econômicos, sociais etc.

    Aluno: Damião Nunes nº 07
    Turma: M. Automotiva B

    ResponderExcluir
  13. O positivismo criou o mito do cientificismo, a idéia de que o conhecimento científico é
    perfeito, de que a ciência caminha sempre em direção ao progresso e de que a tecnologia
    desenvolvida pela ciência responderá a todas as necessidades humanas.A neutralidade científica deve-se, fundamentalmente à crença e ao pressuposto
    de que é possível captar a verdade em si de um objeto ou de uma realidade. Para o
    positivismo, o cientista, através do método científico, capta a verdade do objeto e a
    expressa, através da filosofia, a toda a sociedade. A filosofia, como vemos, vem reduzida
    a instrumento de comunicação das sínteses e conclusões emergentes do conhecimento
    científico. No positivismo de Comte, a ciência substitui a filosofia.
    Vivemos num mundo que está sendo feito por nós. Ao
    experimentarmos o aleatório, o não previsível e o incerto, dizemos da imprevisibilidade
    mesma do ser humano.

    Aluno: Alex Sousa Santos Nº: 01

    Turma: Manutenção automotiva.

    ResponderExcluir
  14. O positivismo é uma corrente filosófica,O principal idealizador do positivismo foi o pensador Augusto Comte.O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

    Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.O positivismo teve muita influência na literatura
    Aluno:francisco Weslen Pereira Lemos Nº13
    turma: Manutenção automotiva B 2ºano

    ResponderExcluir
  15. O possitivismo é uma corrente filosofica imposta por comte que usa o termo filosofia como definição do conhecimento geral humano e desigina uma teoria que exclua toda e qualquer negação e afirme apenas o idêntico. Tem tambem as leis dos tres estados que se acredita que fenômenos são obras de seres sobre naturais, correntes positivas eram ortodoxias a minioritaria que adota a parte religiosa heterodoxia e a majioritaria adota a parte filosofica-politica o ponto fraco dessa teoria e a desconsideração de procedimentos hipotéticos e com isso torna sua metodologia fraca
    ALUNO:ITALO NUNES
    TRMA:Manutenção automotiva B 2ºano

    ResponderExcluir
  16. Essa corrente filosófica é muito egoísta e hipócrita. pois eles querem que todas as verdades seja comprovada através de experiências e não da fé. Colocam a sociedade como pessoas com total "liberdade", mas não é assim que funciona na pratica, se eles quisessem que a sociedade fosse igual planejariam métodos e experiências para igualdade mundial. A ciência é muito ligada com o capitalismo, por isso que ela não ajudar as pessoas mais pobres, pois, elas não tem dinheiro para compra essas coisas.
    O progresso da população não depende só da ciência experimental, nas palavras de Deus e nos seus escritos a sociedade pode chegar numa fraternidade com a união e o amor, isso não precisa ser num laboratório, e se na fé.

    Mardônio Augusto Sousa Lima
    N- 27
    Automotiva-B

    ResponderExcluir
  17. O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Ele representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. Entretanto, o positivismo fica no mesmo âmbito do idealismo e do pensamento moderno em geral, defendendo, mais ou menos, o absoluto do fenômeno. A diferença fundamental entre idealismo e positivismo é a seguinte: o primeiro procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão; o segundo, ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo.
    Uma forma bem clara do positivismo é o lema da nossa bandeira ‘ordem e progresso’,ela é baseada no lema de Comte sobre o positivismo. Ele dizia “amor como princípio e ordem como base; progresso como objetivo”, e o criador de nossa bandeira simplificou para “Ordem e Progresso”. Isto aconteceu no período onde a monarquia foi derrubada, e instalada uma república pelas pessoas que seguiam os pensamentos de Comte.
    MÁRCIA MARILIA RAMOS DE LIMA N°26
    AUTOMOTIVA B

    ResponderExcluir
  18. O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. E descarta todos outros tipos de conhecimento que não possa ser comprovado por experiência.
    A lei dos três Estado resume no pensamento de Comte sobre a evolução histórica e cultural da humanidade. Essa lei que é o espírito humano, em seu forço para explicar o universo, passa sucessivamente por três etapa que trata de nossa concepções principais,e de cada ramo de nosso conhecimento. Que é dividido em três Estado: Estado fictício=>ponto de partida da inteligência humana. Estado metafísico => as influencia dos seres sobrenaturais foi substituída pelas as forças abstratas. Estado positivo=> estagio definitivo onde o ser humano passa a entender os fenômenos do mundo.

    Edilâne Ribeiro nº 08
    Automotiva 2°B

    ResponderExcluir
  19. O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte, o "Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas, sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação".Em outras palavras, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
    Aluno: frncisco Ailton Nº12
    Turma: Automotiva B 2ºano

    ResponderExcluir
  20. O Positivismo é uma linha teórica da sociologia,onde tudo era provado em experiencias,não na fé. Para Auguste Comte o que não era provado em experiências era descartado,não havia possibilidade ou probabilidade de ser provado. Na prática era diferente,se eles quisessem uma sociedade igual,eles procurariam métodos para a igualdade social,numa espécie de comunismo. Além disso o método positivista é o método geral do raciocínio proveniente de todos os métodos particulares (dedução, indução, observação, experiência, nomenclatura, comparação, analogia, filiação histórica, descrição físico-matemática). No que diz respeito ao desenvolvimento do espírito humano, Comte admitia uma lei fundamental que recebeu o nome de Lei dos três estados: o primeiro estado seria o estado teológico-fictício em que o espírito humano explica os fenômenos por meio das vontades divinas ou agentes sobrenaturais; o estado metafísico-abstrato, onde os fenômenos são explicados por meio de forças ou entidades ocultas e abstratas, como o princípio vital; e o terceiro estado, o estado positivo-científico, no qual se explicam os fenômenos de forma científica, utilizando-se a experiência sensível. O Estado Positivo seria então um último estágio de evolução da sociedade.
    Comte também divide as ciências em grupos de acordo com sua importância científica e seu grau de desenvolvimento. Comte também nega as causas eficientes e finais, o infinito e o absoluto, para reconhecer apenas o relativo, o sensível, o fenomenal e o útil.


    Nome: Erick Renne Conjo
    Nº:10 Curso: Manutenção 2B

    ResponderExcluir
  21. Aluno: LUIS NETO S. DOS SANTOS N 25 manu.2B
    De acordo com o texto lido e o material que temos em nossas apostilas, O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica. Segundo Henry Myers, o Positivismo é a visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas, sim, confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamente acessíveis pela observação. De outra maneira, os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

    ResponderExcluir
  22. Augusto Comte considera o Positivismo como a fase final da evolução da maneira como as idéias humanas são percebidas. O Positivismo tem por base teórica a observação, ou seja, toda especulação acrítica, toda metafísica e toda teologia devem ser descartadas. Ao elaborar sua filosofia positiva, Comte classificou as ciências que já haviam alcançado a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química, a Biologia e a Sociologia (esta última estava sendo formulada por Comte). Mais tarde, o pensador acrescentou a Moral. Esta série não representava todo o conhecimento humano, mas apenas as ciências abstratas. A doutrina de Comte, baseada na lei dos três estados ou etapas do desenvolvimento das concepções intelectuais da humanidade, compreende que no primeiro estágio a humanidade é regida por ficções da teologia; no segundo estágio, o da metafísica, a humanidade já faz uso da ciência, mas não se libertou totalmente das abstrações personificadas encontradas no primeiro - portanto, o segundo estágio serve apenas de intermediário entre o primeiro e o último (exemplos de "abstrações personificadas": a "natureza", como algo dotado de consciência, vontade e sentimentos; o "capital", na concepção marxista). Essas duas fases buscam o absoluto e as razões últimas das coisas. Finalmente, no terceiro estágio, o positivo, a ciência já está totalmente consciente de si e, baseada no relativismo intrínseco à ciência, não se pretende apenas achar as causas dos fenómenos, mas descobrir as leis que os regem.

    Nome: Jéferson de Lima Uchôa N°18
    Turma: Manutenção Automotiva 2B

    ResponderExcluir
  23. Positivismo, teoria criada por Comte, era desprezar a inacessível determinação das causas, dando preferencias as determinações das leis. O método positivista é o método geral do raciocínio proveniente de todos os métodos particulares(dedução, indução, observação, experiencia, etc).
    O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da promoção do primado da experiência sensível, única capaz de produzir a partir dos dados concretos a verdadeira ciência, sem qualquer atributo teológico ou metafísico, subordinando a imaginação à observação, tomando como base apenas o mundo físico ou material. O Positivismo nega à ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis .
    A ideia-chave do Positivismo de Comte é a lei dos três estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade.

    ELIZIANE DA SILVA VIEIRA 09
    MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA 2B

    ResponderExcluir
  24. Por Jordânia Joyce Automotiva “B”
    O positivismo caracteriza-se por um tom geral de confiança nos benefícios da industrialização bem como por um otimismo em relação ao progresso capitalistas, guiado pelas técnicas e pelas ciências, refletia o entusiasmo burguês pelo progresso trazido com desenvolvimento técnico-industial capitalista. Embora seja bastante criticado no plano teórico, trata-se também de uma doutrina muito influente no plano positivista praticado até nossos dias atuais e são extremamente valorizados os métodos científicos da ciência positiva como também os recursos metafísicos. O objetivo diferencia-se do empirismo puro, pois, não reduz o conhecimento apenas aos fatos observados que também distinguem certeza, realidade, utilidades, precisão, organização e relatividade.

    ResponderExcluir